Apresentação do Banco de Alimentos

Rede Banco de Alimentos

Foi realizada, no dia 18 de novembro/2019, a apresentação do Banco de Alimentos do RS, visando sua implantação no município de Santa Rosa.

Estiveram apresentando o projeto os Senhores Paulo Renê Bernhard, atual presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, juntamente com sócios fundadores (senhores Adir Luiz Fração, Wilson Schumacher e João Pierotto).

O evento foi organizado pela ACISAP, através do Programa Parceiros Voluntários, em parceria com SIMMME.SR, SINDUSCOM Noroeste RS e SINTRALOG. Com a presença, também, de diversas entidades do município, prefeitura municipal e autoridades, que teve como objetivo conhecer o programa e avaliar a necessidade e possibilidade de sua implantação no município de Santa Rosa, para atender as entidades sociais. ?A próxima etapa será uma reunião, com lideranças locais e o voluntariado de Santa Rosa, que sempre se destacam, sendo um ponto positivo em nosso município, para entender o passo a passo deste processo, visando a implantação do Banco de Alimentos em Santa Rosa, disse o presidente da ACISAP, Odaylson Eder?.

Os alimentos doados por empresas, indústrias e pessoas físicas, são as principais formas de captação do Banco, e para se estimular as doações, são realizadas campanhas junto às empresas, supermercados, shows artísticos, jogos de futebol e outros eventos. ?É gratificante e todos podem fazer doação de alimentos?, conluio o presidente do Banco, Paulo Renê Bernhard.

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi criada em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil. A Rede visa estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia, levando os benefícios do Banco de Alimentos para todo o Estado.

Atualmente são 23 Bancos de Alimentos associados no Rio Grande do Sul, abrangendo 29 municípios e seguindo a mesma sistemática de trabalho, levando alimento, saúde e segurança alimentar para as comunidades carentes.

Em 2018, os Bancos de Alimentos associados à Rede receberam 2.290.581 kg de gêneros alimentícios, os quais foram distribuídos para 773 entidades, contribuindo para a alimentação 868.082 pessoas.