Fórum Regional de Tribos reúne 450 jovens

Publicado em: 08/11/2017

O Tribos é o maior projeto de voluntariado infanto-juvenil do Brasil

A Acisap, através da Parceiros Voluntários de Santa Rosa, realizou na segunda-feira (06) mais uma edição do Fórum Regional de Tribos – nas trilhas da cidadania. O evento reuniu 450 jovens estudantes de Santa Rosa, Uruguaiana e São Borja, no salão da Oktoberfest.

Durante a tarde, os jovens participaram de oficinas de origami, ministrada pelos próprios tribeiros, apresentações artísticas de Jonas Santos e palestra com a psicóloga Cláudia Schultz, com o tema ‘O Que Te Toca’. Guilherme Borba, coordenador do Programa Valores na Educação, que coordena a ação Tribos, diz que as ações de Santa Rosa destacam-se em relação a outras regiões do Estado. “Em Santa Rosa, a soma de esforços da coordenação através da Parceiros Voluntários e da secretaria municipal de Educação torna o projeto um sucesso. Precisamos que todas as regiões do Estado tenham esta visão na gestão pública, de abraçar projetos no contraturno, sem competir com o método tradicional de ensino”, destacou.

O Tribos é o maior projeto de voluntariado infanto-juvenil do Brasil. Em 14 anos, envolveu 130 mil jovens no Rio Grande do Sul. Apenas neste ano, foram nove mil jovens de 268 escolas. Em Santa Rosa, em quatro anos de atividades, foram mais de 800 jovens de 17 escolas e cerca de 200 crianças de cinco escolas de educação infantil. O projeto ocorre apenas no Rio Grande do Sul, mas em 2018 deve se tornar nacional, com atuação também nos estados de São Paulo e Tocantins, que já demonstraram interesse no projeto.

Ana Cristina Almeida, diretora da Parceiros Voluntários de Santa Rosa, destacou que o projeto Tribos em Santa Rosa é reconhecido por sua efetividade e resultado. “O poder público municipal, através da Prefeitura e secretaria municipal de Educação, são importantes elementos para esse destaque, tendo em vista que são apoiadores desde o início, sendo parceiros na implantação nas escolas e dando todo o suporte necessário para que os objetivos sejam atingidos”. Ela ressalta ainda que a continuidade do projeto Tribos na região é de suma importância na educação dos jovens, pois os estimula a agirem e serem protagonistas do mundo que querem criar para si. “Assim, toda a sociedade vai colher os frutos desse pensar/agir de pessoas que estão em plena fase de formação de caráter”, destaca. O evento é o quarto Fórum realizado no Estado, e já passou pelas cidades de Porto Alegre, Canoas e Marau. Na quinta-feira, deve ocorrer em Encantado.