Acisap recebe missão do Ministério da Defesa

Publicado em: 07/11/2017

Comitiva visita durante toda a semana 20 empresas da cidade

A diretoria da Acisap, Simmme.sr e Agência de Desenvolvimento receberam na manhã desta segunda-feira (06), uma comitiva do Ministério da Defesa que integra a missão Grupo de Visita Técnica à Região de Santa Rosa. Técnicos das três forças do Ministério da Defesa: Marinha, Exército e Força Aérea, visitam durante toda a semana 20 empresas da cidade, com o objetivo de inseri-las na cadeia produtiva do Ministério.

Cicília Liberali, presidente da Acisap, que representa as entidades setoriais de Santa Rosa, diz que a articulação significa uma enorme gama de oportunidades de geração de emprego e renda para a região. “Tudo iniciou com uma grande articulação política liderada pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, acompanhado do  Ministro da Defesa, Raul Jungmann. Esta etapa teve sucesso e agora ocorre a busca do alinhamento  técnico entre as partes interessadas”, lembra. No mês passado, os ministros estiveram em Santa Rosa onde comunicaram a ideia para empresários e lideranças locais. Naquele momento, ocorreu uma primeira visita técnica que apontou o potencial da região.

“Nossas empresas poderão se tornar prestadoras de serviços como fornecedoras do Ministério da Defesa, de forma direta, por licitação. Ou de forma indireta, fornecendo para as atuais prestadores de serviços, com mais celeridade e menos burocracia", comenta Cicília. Ela destaca ainda que essa aproximação presencial da equipe técnica possibilita a abertura de outras áreas de negócios, que se pode dar cobertura, através da expertise e tecnologia dominadas pelas empresas locais.

O coronel Luis Felipe Garcia Fernandes, assessor militar do núcleo de Financiamento e Garantias do Ministério da Defesa, que lidera comitiva, diz que o objetivo é que empresas potenciais da região se tornem fornecedores para as forças armadas. “Assim, a Defesa também pode oferecer algo para o desenvolvimento da região”, destacou o coronel. Além de peças do setor metalmecânico, empresas locais podem ser fornecedoras do Ministério, nas áreas de material autossustentável, energia limpa, plástico e software.

Um grupo de empresários de Santa Rosa participará do III Seminário Internacional de Defesa, que inicia nesta quarta-feira, em Santa Maria. No evento, deve ocorrer uma troca de experiências com empresários de Santa Maria que já fazem parte da cadeia produtiva do Ministério.